Receita recorrente mensal (MRR) explicada em 5 minutos ou menos

Receita Recorrente Mensal, ou MRR, pode ser uma das métricas mais úteis para rastrear em seus negócios. Não é um conceito novo, mas é um conceito que é usado com frequência.

A maioria das empresas tem que lidar com receitas que flutuam mês a mês. Isso é especialmente verdadeiro para empresas de assinatura, onde os pagamentos mensais são recorrentes, por exemplo, US$ 9,95 por mês para uma assinatura OTT.

É importante acompanhar sua receita para saber quanto dinheiro você está gerando. A maioria das empresas acompanha a receita que obtém diariamente e semanalmente, mas e o crescimento?

Este blog ajudará a esclarecer o que é MRR e por que você deve usá-lo.

O que é Receita Recorrente Mensal?

Receita Recorrente Mensal (ou MRR) é uma métrica usada para calcular quanta receita sua empresa ganha a cada mês. É um estilo de renda diferente da forma tradicional porque foca na receita recorrente.

É uma métrica de receita muito eficaz porque é fácil de entender e importante de acompanhar. É mais preciso e confiável para medir a receita e o crescimento do seu negócio porque remove o impacto imprevisível dos contratos de degraus e escadas que podem distorcer os relatórios de receita recorrentes.

O modelo de negócios de assinatura está mudando a forma como as empresas analisam suas métricas de receita recorrente. Quando as empresas vendem suas assinaturas mensais, elas recebem o dinheiro imediatamente ou pelo menos logo após a venda. Isso pode levar a uma saída de caixa substancial em um mês.

No entanto, a receita recorrente mensal (MRR) permite que as empresas vejam melhor as tendências em suas assinaturas e incluam novas receitas de assinaturas em suas métricas.

Tipos de receita recorrente mensal

O MRR é uma boa métrica para acompanhar o crescimento, a estagnação ou a queda do seu negócio. Ele indica o cenário de negócios atual e ajuda a planejar estratégias futuras de receita de negócios.

Com base nas variações, o MRR pode ser dividido em diferentes tipos, dependendo de seu movimento para cima ou para baixo.

Aqui estão alguns termos de receita recorrente mensal que você deve conhecer:

#1. Novo MRR

Novo MRR representa a receita adicional gerada apenas por novos clientes em um determinado mês. Ele mostra uma expansão no número de novos clientes que assinaram seus produtos ou serviços naquele mês.

Aqui está um exemplo simples de cálculo da nova receita recorrente mensal gerada em um determinado mês:

  Como desativar a tela dividida do Skype

Se você começar um mês com 50 clientes e conseguir 10 novos clientes no final do mês, você ganhará 10 novos clientes. Digamos que eles paguem $ 50/mês, então seu Novo MRR será 10*$ 50 = $ 500.

O novo MRR ajuda a controlar o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Se o custo de aquisição do cliente for maior que o novo MRR, você precisará revisar o orçamento de marketing para não ter prejuízo.

#2. Expansão MRR

Expansão MRR representa a receita adicional obtida de clientes existentes em um mês. Essa receita pode vir de atualizações, vendas cruzadas ou qualquer venda adicional.

Um dos principais benefícios do Expansion MRR é que é mais fácil vender algo para clientes existentes em vez de adquirir novos clientes.

Uma fórmula típica para calcular o MRR se parece com isso:

Taxa de expansão = (Expansão MRR no final do mês – Expansão MRR no início do mês)/ (Expansão MRR no início do mês) *100

Por exemplo, se o MRR de expansão no início do mês foi de US$ 500 e US$ 1.000 no final do mês, então

Taxa de expansão = (1000-500)/ (500) * 100 = 100% Expansão MRR.

#3. MRR de reativação

MRR de reativação é a receita mensal obtida de seus membros de assinatura cancelados anteriormente. Simplificando, alguns clientes perdidos voltaram a usar seu produto ou serviço e pagaram uma taxa de assinatura mensal.

Por exemplo, se 10 de seus clientes perdidos reativaram suas assinaturas e cada um paga US$ 50/mês, o MRR de reativação é de US$ 500.

Um MRR de reativação indica um sinal positivo para qualquer decisão comercial recente. E o melhor da reativação MRR é que esses clientes perdidos já estão cientes da presença da sua marca e, portanto, exige menos esforço para convertê-los.

Se o valor da reativação MRR continuar aumentando ao longo dos meses, tente fidelizar esses clientes com seus serviços. Como medida de precaução, evite oferecer grandes descontos para perder clientes, pois isso pode aumentar seu churn.

#4. MRR de contração

MRR de contração é o valor que sua empresa perde em um determinado mês devido a downgrades ou descontos oferecidos aos usuários existentes.

Embora possa soar semelhante ao churn MRR, é diferente. Churn MRR indica cancelamentos de assinaturas, mas a contração pode ser devido a outros motivos, como uma liquidação ou grandes descontos.

#5. MRR agitado

Churn MRR representa o valor total que uma empresa perde devido ao cancelamento da assinatura de usuários novos e existentes em um determinado mês. Novos usuários podem pagar pela assinatura do produto e cancelá-la dentro de um determinado número de dias como parte da política de reembolso.

Resumindo, é o valor perdido devido ao cancelamento de assinaturas por usuários novos ou existentes.

Uma alta taxa de churn indica que os clientes não confiam no uso de seu produto e que há espaço para melhorias na qualidade do produto.

Como calcular a receita recorrente mensal?

Calcular a Receita Recorrente Mensal é simples. Tudo o que você precisa fazer é pegar a Receita Média por Usuário em um mês e multiplicá-la pelo número total de novas assinaturas naquele mês.

  Como encontrar a senha da reunião do Zoom

A fórmula matemática é assim:

MRR = Receita média por usuário (ARPU) * Número de assinantes

Por exemplo, se seu ARPU for $ 100 e você tiver 10 novas assinaturas, o MRR se tornará

MRR = $ 100 * 10 = $ 1000.

Agora que você sabe como calcular o MRR, isso abre um novo capítulo que discute uma taxa razoável de MRR.

O que é uma boa taxa MRR?

Uma boa taxa de MRR varia de empresa para empresa, dependendo do mercado, dados demográficos do consumidor, categoria de negócios e muitos outros fatores. Aqui estão as estatísticas da taxa MRR coletadas dos resultados da pesquisa KeyBank SaaS.

Ele afirma que quanto mais você gasta em marketing e publicidade, maior a taxa de MRR que você deve esperar:

  • Gaste menos de 20% da receita – 21% MRR
  • Gaste 20-40% da receita – 24% MRR
  • Gaste 40-60% da receita – 29% MRR
  • Gastar mais de 60% da receita – 73% MRR

Erros comuns no cálculo do MRR

Como o MRR é uma métrica crucial para empresas de assinatura, os proprietários de empresas devem ser cautelosos ao calculá-lo.

Aqui estão alguns dos erros mais comuns que os proprietários de SaaS cometem ao calcular sua receita recorrente mensal.

#1. Incluindo pagamentos únicos

Pagamentos únicos não são “recorrentes” e, portanto, esses pagamentos não pertencem à Receita Recorrente Mensal. Como você não espera recebê-los com frequência, incluí-los em seus cálculos de MRR fará com que suas expectativas de receita sejam superestimadas e seu modelo financeiro seja distorcido.

#2. Incluindo avaliações gratuitas

Incluir avaliações e o valor antecipado da assinatura antes de se tornarem clientes talvez seja o erro mais comum. Todos nós sabemos que muitos testes falham em se transformar em vendas, então fazer isso basicamente dá a você um número consistentemente alto de novos clientes líquidos e clientes perdidos.

#3. Incluindo contratos anuais ou vitalícios em um único mês

Ao calcular o MRR, você deve dividir o valor da assinatura de alguém pela duração prevista de sua assinatura, mesmo que ela pague adiantado integralmente anualmente ou compre uma assinatura vitalícia. Isso se deve à medição do momento, uma das principais aplicações da receita recorrente mensal.

Como usar o MRR para acompanhar o crescimento?

Se observado e analisado com cuidado, o MRR fornece insights profundos para ajudá-lo a expandir seus negócios. Vamos ver alguns insights críticos que você pode obter depois de analisar o MRR.

Desempenho

O MRR ajuda você a acompanhar sua receita mês a mês e fornece informações sobre o crescimento de seus negócios.

Calcular sua receita mensalmente calcula a média da volatilidade e surtos de vendas ocasionais. Ele ajuda você a estimar o fluxo de caixa constante necessário para construir um negócio sustentável.

Além disso, ele cria um conjunto de bancos de dados nos quais você pode realizar análises e prever o andamento da receita em um determinado ano.

Orçamento

O orçamento é crucial para todos os negócios. O MRR ajuda você a rastrear as despesas mensais e as despesas incorridas nas operações comerciais. Isso lhe dá uma ideia clara de onde você deve gastar dinheiro e onde parar de cortar seus recursos. Durante um período de tempo, isso ajudará você a desenvolver um plano de negócios em expansão.

  Como mudar para o modo de edição no Excel

previsão

O MRR é uma métrica essencial para prever a receita dos próximos meses, tanto no curto quanto no longo prazo. Ele ajuda a antecipar a receita e a planejar os esforços necessários para atingir as metas de receita.

Por exemplo, se o MRR for X em um determinado mês, você pode usá-lo como referência para calcular a provável receita do próximo mês. Se o seu negócio está crescendo constantemente, você pode considerar um aumento de 3% a 5% nos próximos meses.

Maneiras de aumentar o MRR

Melhorar ainda mais o seu MRR é difícil. No entanto, merece o trabalho. A seguir estão duas coisas que você pode fazer agora para trabalhar em sua renda mensal repetida.

#1. Defina uma estratégia de preços

Definir o preço correto para o seu produto não é fácil. Alguns usuários acharão que é o ajuste certo, enquanto outros podem achar que é caro.

Não há ciência direta para calcular o preço correto para seus serviços comerciais. Uma das melhores formas de comparar os preços com os da concorrência e verificar se o seu produto justifica o valor.

Você sempre pode continuar testando os preços realizando testes A/B depois de analisar minuciosamente seus compradores recentes. Verifique a capacidade de gasto e os recursos que você oferece e experimente os preços.

#2. Encontrar oportunidades de upsell

As oportunidades de upselling são estratégias de venda para aumentar o valor médio do pedido (AOV) dos clientes. Isso ajuda a gerar um fluxo constante de MRR de expansão que ajudará você a aumentar a receita recorrente mensal ao longo do tempo.

Segmente seus clientes em uma determinada jornada do cliente e proponha upsell lógico em diferentes estágios do processo de compra. Pode estar na página do produto quando alguém adiciona um produto ou durante o processo de checkout. Geralmente, as conversões de upselling são maiores para usuários existentes em comparação com novos usuários.

#2. Melhorar a qualidade do produto

Melhorar o seu produto é a maneira mais eficaz de reduzir a taxa de rotatividade. Em vez de se concentrar em conquistar novos clientes, deve-se abordar quaisquer problemas no produto que façam com que os clientes mudem para seus concorrentes.

Para conseguir isso, você deseja uma proposta de produto extraordinária e fornecer suporte ao cliente de qualidade, além de requisitos do cliente que melhorem a experiência do seu produto.

#3. Facilite a atualização

Ofereça diferentes planos de preços e torne mais fácil para os assinantes atualizar para os planos de preços mais altos. Você também pode criar um modelo de receita escalável se o uso do produto incluir algumas métricas de uso ilimitado.

Por exemplo, se você estiver vendendo um produto SaaS que pode ser usado ilimitadamente, poderá restringi-lo a um limite de 10 usuários. Depois de consumir 10 cópias, os usuários precisam pagar uma certa quantia por mais cópias de uso.

Palavras Finais

Aqui, aprendemos por que você deve rastrear seu MRR, como rastreá-lo e como ele pode ser usado.

A receita recorrente mensal é uma ótima métrica e nem mesmo um novo termo, mas muitas vezes é mal compreendida.

Como dissemos anteriormente, o MRR também é uma ótima maneira de medir o crescimento do seu negócio. Não é nenhum jargão financeiro, mas uma métrica crítica que pode ajudá-lo a priorizar a estratégia e focar no futuro modelo de receita.

A seguir, confira os melhores serviços de gerenciamento de assinaturas para empresas SaaS.